quarta-feira, 20 de março de 2013

Vai adotar um cachorro?



Confira dicas para escolher a raça que melhor combina com você

Muitos cães e gatos precisam ser adotados por um lar com donos que dêem carinho e todos os cuidados essenciais para o seu bem-estar. Adotar um cachorro, seja vira-lata ou de raça, exige responsabilidade e conhecimento, afinal, escolher a raça que mais combina com você, só mesmo pesquisando.

A primeira dica para quem está em busca de um cachorro é observar como é a sua própria personalidade e estilo de vida. A partir disso, perguntar ao canil, ONG ou entidade de proteção animal, qual cão é mais dócil, tranqüilo e se convive bem com crianças, assim como com outros animais. Vale questionar se o animal late muito ou não e se o tamanho do cachorro é compatível com a casa ou apartamento do dono.  

Para o médico veterinário Leonardo Lucas, quem mora em apartamento deve ter mais cuidado na hora de escolher a raça do cachorro. “Bulldog francês, Chihuahua, Jack Russell Terrier,  Lhasa Apso, Poodle Toy, Spitz, West Highland Terrier, Yorkshire Terrier, Bulldog Inglês, shih tzu, Schnauzer, Golden Retriever e Pastor Shetland são as mais indicadas para apartamento. Já para casas, qualquer raça de pequeno, médio e grande porte podem ser escolhidas”, afirma.

Observar o temperamento do cachorro antes de adotá-lo pode ser uma boa tarefa, porém, não será isso que definirá o comportamento do cão no futuro. “Qualquer raça pode ser calma e tranqüila, o comportamento do dono é que irá influenciar se o animal será ansioso, calmo ou agitado”, explica Lucas. “Cada cão, seja de raça ou vira-lata, tem suas particularidades. Qualquer animal exige cuidados”, completa.

De filhote a idoso
Todos os filhotes são fofos e é fácil gostar deles quando são ainda bebês, mas muitos donos insistem em abandoná-los depois da adoção. O motivo principal, segundo Leonardo Lucas, é que o trabalho que representam para os donos. Por isso, antes de adotar qualquer animal, o dono precisa ter consciência e pensar no futuro, pois animal cresce e passa a ter novas necessidades e custos.

“Comprar ou adotar um cão é um ato de responsabilidade! Muitos cães são abandonados quando os donos descobrem que eles dão mais trabalho do que imaginaram a princípio, é preciso estar consciente que um cachorro significa mais um membro na família. Eles demandam trabalho e novas despesas, porém, se ganha um novo companheiro e um amigo fiel”, afirma. 

Para a consultora de imagem Vanessa Versiani, que possui dois cães da raça Lhasa Apso e dois gatos vira-latas, é importante ter disposição para cuidar do animal, mesmo quando ele já está com idade. “É preciso lembrar que um animal de estimação vive de 15 a 20 anos e quando estiver idoso vai precisar de mais cuidados. O dono tem de estar disposto a cuidar dele mesmo quando precisar de remédios, consultas veterinárias e acompanhamento frequente”, explica.

Comportamento...Do dono!
Depois que o cachorro já se tornou um membro da família, é hora de se preocupar com a educação do animal. O dono também deve se atentar que o seu comportamento pode influenciar o modo como o cachorro lida com as situações.
Para o veterinário Leonardo Lucas, o proprietário deve ser um humano capaz de liderar uma matilha, tornando o seu cão obediente e submetido. “Para repreender o animal deve-se utilizar principalmente o olhar e o tom de voz, pois gritos e surras não adiantam para adestrá-lo e só servem para o tornar inseguro e medroso. Portanto, submissão e agressividade são comportamentos que o dono de um cão nunca deve apresentar”, explica.

Custos
Para quem está planejando adotar um animal, vale lembrar que o custo para mantê-lo saudável é alto, mas compensador. “Os custos variam de acordo com o porte e raça. Os gastos com os cuidados básicos como vacinas, ração, banho e tosa variam de R$1 mil reais e podem chegar a R$6 mil reais ao ano. Sem contar com os custos de consultas veterinárias, cirurgias e mimos que podem elevar ainda mais o orçamento”, afirma Lucas.
Itens como caminha, vasilha de água e ração, shampoo, cremes apropriados e petiscos também fazem parte do orçamento, mas ter um amigo fiel compensa qualquer custo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.