quinta-feira, 7 de março de 2013

Ginástica Laboral: 15 minutos previnem contra doenças trabalhistas e contribui para motivação no trabalho



 Cerca de 3% das empresas no Brasil oferecem benefícios como o alongamento e o relaxamento muscular aos colaboradores

Para quem passa muito tempo no computador, na mesma posição ou faz esforço físico durante a jornada de trabalho, os exercícios de ginástica laboral são boas opções para evitar dores e doenças trabalhistas, como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Por isso, as empresas têm se preocupado com a motivação e o bem estar dos colaboradores e aderem à prática. Apesar de ser um número baixo, 3% já faz esse tipo de trabalho, segundo a especialista em Ginástica Laboral da Saúde e Vida, Angélica Cordeiro. Em apenas 15 minutos do dia, são feitos alongamentos e relaxamentos musculares.

Segundo Angélica Cordeiro, os exercícios laborais também têm outros objetivos, além de prevenir contra doenças trabalhistas. “Fazer esse tipo de trabalho, além de ter retornos positivos para a saúde, diminui o estresse e serve como motivação para que os colaboradores voltem à rotina com mais força. Por outro lado, ajuda a interagir o grupo”, explica.

Para o chefe de serviço de gestão do trabalho, Aldo Nogueira, que passa sete horas em frente ao computador e há quatro meses aderiu à prática da ginástica laboral no trabalho, os exercícios contribuem para o dia a dia. “Tenho alguns problemas de postura. Quando comecei a fazer a ginástica as dores diminuíram muito. Além disso, fico mais disposto para o trabalho e a equipe mais integrada”, afirma.

Já a analista de gestão de saúde, Edleusa Cupertino, o momento da ginástica é de descontração. “É interessante porque pessoas de outros setores passam a se conhecer e a interagir com o outro. É a hora da brincadeira e momento no qual conseguimos pensar em outro assunto. Nesse período, nós paramos para relaxar e dar muita risada. Volto motivada para trabalhar”, diz.

Como normalmente não há um especialista pela ginástica todos os dias, os exercícios podem ser realizados tanto com acompanhamento, quanto pelo  próprio colaborador. “O ideal é fazer sempre. Os colaboradores podem fazer alguns movimentos que ajudarão contra as dores, como mexer os punhos e os pés, levantar os braços, girar a cabeça, puxar os dedos e apertar a mão. São iniciativas que ativam a circulação e, portanto, evitam as dores”, explica Angélica.

Edleusa estimula o corpo todos os dias levantando, sacudindo as pernas e erguendo os braços, mas garante que, para isso, é preciso ter muita vontade de mudar. “Eu não gosto de fazer exercícios e, sendo assim, preciso me esforçar muito. Tem que ter muita disciplina, mas vale a pena! As tensões lombares diminuíram bastante”, comenta.

Para quem gostou da ideia, vale lembrar que os efeitos da ginástica laboral surgem a partir do terceiro mês de exercícios. Para Angélica, apesar de ser um trabalho em longo prazo, os colaboradores passam a ter mais consciência corporal e, consequentemente, a nova postura contribui para o bem-estar no trabalho e na vida pessoal. É necessário fazer “do ambiente de trabalho, uma forma de agregar saúde e qualidade de vida”, completa.

Exercícios básicos da ginástica laboral
Pratique você também!

Há uma série de opções de alongamento e relaxamento muscular na hora de praticar os exercícios. Segundo a especialista em ginástica laboral, Angélica Cordeiro, apesar de ter um leque de maneiras, alguns exercícios básicos não podem faltar. Confira na ilustração abaixo e já comece a praticar!

1- Esticar o braço na altura dos ombros e alongar os dedos usando a outra mão. Fazer o mesmo três vezes ao dia.
2- Estenda um braço e passe o outro por baixo. Puxe até a altura do ombro. Aguarde de 10 a 15 segundos e solte. Faça o mesmo com o outro braço.
3- Apóie um braço na parede. Com o outro, puxe o dorso do pé para cima. Deixe de 10 a 15 segundos. Repita três vezes em cada pé.
4- Posicione a palma da mão atrás da nuca. Com a outra mão, puxe o cotovelo para baixo. Faça três vezes em cada braço.
5- Fique em pé com as mãos estendidas e fechadas. Gire o punho 10 vezes de cada lado.
6- Afaste o joelho e estenda os dois braços. Em seguida, gire o tronco sem tirar os pés do lugar. Segure. Faça o mesmo para o outro lado.

Fique de olho! 

Projeto de Lei sobre a obrigatoriedade na ginástica laboral em empresas está em trâmite no senado

Está em trâmite, desde 2005, o projeto de Lei 6213/2005, realizado pelo Deputado Fernando de Fabinho – PFL/BA, que “Institui a ginástica laboral como prática obrigatória em todas as empresas que desenvolvam atividades que gerem esforço físico repetitivo”.

Fonte – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Belho Horizonte (COFFITO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.