quinta-feira, 7 de março de 2013

Sexo na gravidez: um hábito saudável para os casais



Para carícias, beijos e carinhos não há contra-indicações médicas

Há muitos mitos e tabus em torno do sexo durante a gravidez. Algumas mulheres optam por não praticá-lo, outras, no entanto, sentem mais desejo e procuram mais os parceiros. Existem ainda, as mulheres que não falam sobre o assunto e ignoram a vontade do parceiro, o que pode prejudicar a qualidade da relação.

Para a terapeuta sexual, Eliane Maio, o sexo na gravidez ainda gera tabus entre algumas mulheres, como fazer mal para o bebê, causar dores e dificuldades para atingir o orgasmo. No entanto, quando a gravidez é normal e saudável, o sexo deve ser encarado com naturalidade. “A gestação não é uma doença e sim um estado de saúde. As restrições acontecem quando há problemas relacionados à placenta, hemorragias intensas ou diagnósticos que possam causar danos à gestante e ao bebê”, explica.

Para Eliane, o casal deve respeitar as mudanças físicas e psíquicas que ocorrem na gravidez, mas quando a gestação é planejada e bem aceita, todo o conjunto corpóreo e psicológico compõe um bem-estar em que a relação sexual fará parte. “O sexo traz prazeres ao casal, que certamente faz bem ao bebê, pois tudo o que agrada à mãe, passa pela corrente sanguínea e prossegue em benefícios do feto. Não será a sensação orgástica, mas sim sensação de bem-estar”, diz.
O aumento da libido, no entanto, é relativo. “Se a mulher já tiver um desempenho ou um desejo adequado mesmo antes de estar grávida, neste momento será uma continuidade. Caso não haja, o desejo sexual pode diminuir”, afirma Eliane.

Com dois meses de gestação, Lucia Fonseca Rosa, sentiu falta de desejo sexual nas três primeiras semanas de gravidez, porém, destaca que a euforia da notícia e os sintomas contribuíram para o baixo desempenho. “Senti enjôo, sono, cansaço e abdômen inchado. Acredito que isso tenha afetado a libido, mas minha intenção é manter o sexo presente durante a gravidez”, afirma.
Para não deixar a vida sexual em segundo plano, a futura mamãe e o marido já conversaram sobre o assunto, e para ampliar ainda mais o tema, a próxima parada é no ginecologista. “Sempre tivemos diálogo aberto e compreensão. Por isso, vamos atrás de recomendações médicas sobre sexo e melhores posições”, comenta Lucia.

Corpo novo, vida nova, posições ainda melhores
Amor, respeito e diálogo são os três elementos fundamentais para ajudar o casal a descobrir novos prazeres juntos. O corpo da mulher muda, os seios incham, há retenção de líquidos, a barriga cresce e há trocas hormonais que podem causar mudanças emocionais na parceira. Por isso, a compreensão do homem fará grande diferença no desejo sexual da mulher e ajudará o casal a redescobrir o sexo, conhecer novas posições e até jogos eróticos onde não há necessidade de penetração.

Para Eliane Maio, algumas posições sexuais não serão possíveis de fazer devido à barriga, mas existem outras maneiras que trarão conforto e prazer. “Geralmente a posição de lado é a mais confortável, pois o corpo da mulher não precisa sustentar o do parceiro. Isto também deve ser conversado, pois trará mais confiança e intimidade para o casal”, afirma a terapeuta.
Quando a penetração está restrita devido a algum diagnóstico de saúde, Eliane aconselha investir em carícias, afagos e beijos. “Se for adequado para ambos, o sexo oral é sempre bom. A relação sexual com penetração não é somente o que completa uma atividade sexual, a satisfação do encontro também vale a pena”, sugere. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.