quarta-feira, 20 de março de 2013

Anticoncepcionais: como saber qual é o melhor para você?



Com 50 anos no mercado, contraceptivos já ganharam tipos, formas e dosagens diferentes
Com mais de cinco décadas de existência, os métodos contraceptivos orais são os mais queridos pelas mulheres, pois além de consolidados, apresentam 99% de eficácia contra a gravidez indesejada. Com avanço das tecnologias, a pílula anticoncepcional também ganhou versões, modelos, dosagens e tipos diferentes. Atualmente, é possível encontrar modelos orais, intravaginais (anel), injetáveis e transdérmicos (adesivos).

Em sua maioria, os anticoncepcionais possuem na composição o estrogênio e a progesterona combinados, no entanto, há tipos que levam apenas a progesterona, pois existem mulheres que tem contraindicação do estrogênio. Para ambos os modelos, a eficácia da contracepção é igual, porém, a progesterona isolada tem mais recomendação para mulheres em pós-parto e para aquelas que já possuem sintomas como hipertensão e aumento de vasos.

Já os modelos mais modernos, como os adesivos e os anéis, também possuem a mesma eficácia, mas ainda há mulheres que se sentem mais seguras ingerindo diariamente o remédio. Com os adesivos, a combinação dos dois hormônios é absorvida através da pele. Já com o anel vaginal, a mulher insere o medicamento na parte superior da vagina no 5º dia da menstruação e o deixa durante as próximas três semanas.

Com tantas opções disponíveis, como saber qual é o melhor anticoncepcional para você? De acordo com a ginecologista do Hospital VITA, Maria Letícia Fagundes, a decisão deve ser feita em conjunto entre médico e paciente. “É importante avaliar a opinião da paciente, pois às vezes o que tem de mais moderno pode ser desconfortável para a mulher. Antes de tudo, é válido fazer exames das funções hepáticas e renal, pois a metabolização acontece no fígado”, explica.

Além disso, outro fator importante é a adaptação da mulher. “Afinidade com o método e adequação química são fundamentais. Às vezes é preciso acertar na dosagem hormonal para não aparecer efeitos colaterais”, afirma Maria Letícia.

Baixa e alta dosagem
Os anticoncepcionais orais têm variação hormonal diferenciada, que vai de 0,015 mg a 0,035 mg de etinilestradiol (componente estrogênico). A pílula com menor dosagem é a que, teoricamente, deve proporcionar os menores efeitos colaterais. Já a com maior dosagem pode provocar efeitos indesejados, porém, apenas com afinidade química de cada organismo é possível indicar o que é melhor para cada mulher.

Para Maria Letícia, dentro destas variações hormonais é possível avaliar a aceitação da paciente e os efeitos colaterais que causa, pois às vezes não existem, mas podem acontecer dependendo da mulher. “A paciente pode ter escape menstrual com baixa dosagem, por exemplo. Outras mulheres, no entanto, podem ter dores de cabeça, aumento de vasinhos nas pernas por conta dos anticoncepcionais com mais hormônios. O ideal é tatear dentro destas variações”, explica.

Contraindicações
As contraindicações existem, por isso, uma boa conversa com o médico pode prevenir futuras indisposições. Além disso, mulheres que já possuem alguma doença deve ter acompanhamento médico mais criterioso, como:

- Tromboses
- Cefaléia e enxaquecas após o uso do anticoncepcional
- Epilepsia
- Dores nas mamas
- Hiper tensão arterial
- Diabetes
- Ser fumante com mais de 35 anos
- Mulheres em fase de aleitamento
- Doenças da vesícula biliar e icterícea


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.