quinta-feira, 7 de março de 2013

Pratique Muay Thai! Exercício traz benefícios para a saúde e deixa o corpo em forma



Luta ganha espaço nas academias e conquista homens e mulheres
O Muay Thai, luta que ganhou adeptos nos últimos anos, é um o esporte nacional da Tailândia e uma arte marcial em que as origens se encontram nas antigas técnicas de luta do Exército Siamês. A repercussão? O esporte queima muita caloria, pois se utiliza de socos, cotoveladas, joelhadas e, por isso, é considerado uma luta completa. Vale lembrar, que todos os movimentos não incentivam a violência e sim a movimentação corporal acompanhada de música.
Segundo o professor de Muay Thai, Fernando Sales, a luta melhora diferentes funções do corpo. “Todos os benefícios não aparecem de uma hora para outra. É necessário fazer um mês para começar sentir mudanças. Durante os exercícios, perde-se muito peso e o condicionamento físico melhora em 80%”, explica.
Normalmente, a dúvida dos que procuram a luta é se realmente ha segurança na hora de praticar o esporte, mas é preciso estar atento quanto a alguns detalhes. “Hoje já temos protetores que evitam machucados graves, mas é sempre bom ficar em alerta. É sempre importante o uso de luvas, protetor bucal, caneleira e proteção genital para os homens e nos seios para as mulheres”, afirma Sales.
Para ele, outro ponto muito importante é, antes de começar a fazer a luta, notificar se os professores estão realmente preparados para ensinar o Muay Thai. Uma dica é se orientar pela Confederação Brasileira do Muay Thai (http://www.cbmuaythai.com.br/). No portal é possível encontrar os professores e escolas cadastradas com profissionais do ramo, garantindo segurança e confiabilidade para quem decidir praticar o esporte.
Esporte x Defesa Pessoal
A luta pode ser uma solução para quem procura praticar um esporte e para quem deseja saber e ter defesa pessoal. Com o Muay Thai, o indivíduo trabalha todo o corpo e faz golpes com os punhos, cotovelos, joelhos e pés, com o objetivo de finalizar a luta.
Sales diz que qualquer pessoa pode praticar a modalidade. “Tanto homens quanto mulheres podem aprender a luta, embora ainda seja uma preferência masculina. As crianças podem começar o Muay Thai a partir dos 7 anos. Não existe uma idade de “aposentadoria”, mas o lutador deve saber que para continuar a luta é necessário ter condicionamento físico”, comenta.
Mas, mesmo sendo prática para todas as idades, é necessário consultar um médico para saber se realmente está apto para aprender a luta. Normalmente há contra indicações com indivíduos que sofreram acidente ou que tenham problemas de coluna. “Caso os médicos proíbam de fazer qualquer esporte ou lutas, não desobedeça, pois pode gerar problemas graves no futuro, em função de lesões inesperadas”, explica Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.