quarta-feira, 20 de março de 2013

ivre-se das cáries e das doenças bucais



Boa higienização após cada refeição e consultas regulares ao dentista garantem dentes saudáveis e bom hábito


Você já deve ter observado uma manchinha escura no dente, certo? O que às vezes passa despercebido, na verdade, pode esconder uma cárie, que se não tratada, pode virar um grande incômodo para o paciente. A cárie dentária é uma doença bucal causada por bactérias que aproveitam o acúmulo de comida nos dentes. Essa união entre bactéria e resto de alimentos forma a placa bacteriana, que pode se depositar entre ou sobre os dentes.

Durante as refeições, os microorganismos presentes na placa bacteriana produzem ácidos desmineralizadores capazes de corroer a estrutura do dente. Com o tempo, estes microorganismos abrem um buraco no local, o que chamamos popularmente de cárie. Se não tratada, o buraco pode continuar se aprofundando e chegar à polpa e ao nervo do dente, o que levará o paciente a ter inflamação e dor. Em fases mais avançadas, a cárie pode levar a perda total do dente, o que obriga o paciente a realizar a extração.

A cárie é muito comum entre as crianças e atinge principalmente aquelas que comem muitos alimentos com açúcar em sua composição, como: doces, balas, chicletes, chocolates e refrigerantes. É o caso da advogada Andrea Camillo Costa, hoje com 34 anos, quando criança teve muitos problemas com os dentes e chegou a ter nove cáries. “Desde muito nova, sempre tive problemas com cáries. Eu não detectava nenhum sintoma, apenas algo mais escuro, principalmente porque eram os dentes do fundo”, conta.

Apesar de ser mais comum entre as crianças, os adultos não estão livres das cáries. Além do açúcar, a falta de cuidados com a higiene bucal e as baixas visitas ao dentista podem contribuir para o surgimento de cáries.  “Após a ingestão de qualquer tipo de alimento, as pessoas devem fazer a higienização bucal usando adequadamente a escova e o creme dental, não esquecendo a importância do uso do fio dental e o enxaguante bucal”, diz a dentista Renata Doriguello. Além das causas mais freqüentes, indivíduos que têm xerostomia, uma doença causada pela falta de saliva, também podem ter cáries com mais facilidade.

A má escovação e a falta de higiene bucal não podem levar apenas ao surgimento de cáries, outras doenças também se desenvolvem devido aos maus hábitos de limpeza dos dentes. É o caso da gengivite, periodontite, tártaro e do mau hálito, que na maioria das vezes surge por má escovação da língua.

Para quem não pode escovar os dentes após uma refeição ou tem o hábito de comer durante a tarde, o conselho de Renata é selecionar o cardápio.Quando não possível a higienização adequada, evite alimentos com alta concentração de açúcar, carboidratos e alimentos com consistência pegajosa para evitar uma aderência maior da placa bacteriana ao dente”, explica.

Para completar a higienização bucal é desejável a aplicação do flúor com o auxílio e recomendação de um profissional. “Os pacientes que estão com cáries e descobrem a doença ainda no início podem acabar com as placas bacterianas de forma simples, basta consultar o dentista para fazer a remoção”, conclui Renata.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.