quinta-feira, 7 de março de 2013

Por que os homens cuidam menos da saúde?



Público masculino ainda mantém foco nos negócios e na carreira, enquanto as mulheres realizam check-up anual e preocupam-se com a prevenção de doenças

Por que os homens vão menos ao médico e realizam menos exames? A pergunta é difícil de responder e mesmo quando esclarecida, não é possível chegar a uma conclusão exata. Esta é a visão do presidente do Departamento de Clínica Médica da APM – Associação Paulista de Medicina e clínico geral do Hospital Albert Einstein, André Jaime.

Tradicionalmente, segundo ele, o homem sempre incorporou mais o trabalho. Já a mulher, à família e a saúde das crianças. “No consultório, muitos homens só procuram o médico quando estão doentes ou com sintomas. Porém, com o apoio da mídia e de algumas empresas, a atitude masculina está mudando”, afirma Jaime.

Para o clínico geral, a mulher procura o médico assim que menstrua, pois precisa de orientação ou algum acompanhamento. No caso do homem, a visita ao Urologista, quando não há sintomas, acontece entre 40 e 45 anos. “Muitos, às vezes, não aparecem. Cerca de 70% dos pacientes são mulheres e 30% homens”, explica Jaime.

Embora o público masculino vá menos ao consultório, o fotógrafo Guilherme Renso é uma exceção. Para ele, o cuidado com a saúde começa na alimentação. “Evito comer besteiras e alimentos gordurosos, pois tenho tendência a colesterol alto. Este é um dos motivos para cuidar da saúde com mais atenção”, explica.

Além disso, Renso acredita que se cuidar também é estabelecer uma harmonia entre o corpo e a mente. Na opinião dele, muitas doenças e males podem estar ligados a fatores externos ou emocionais. “Faço caminhadas despreocupantes. Ajuda a perder peso, entrar em forma e a colocar as ideias em dia”, comenta.

Quando procurar um médico?
O recomendado é visitar o médico e realizar exames anualmente, no entanto, alguns homens não seguem esta recomendação. Para o clínico geral André Jaime, o público masculino procura o médico quando há queixas agudas, dor ou preocupação com doenças cardíacas.  “Geralmente eles aparecem para tratar algo em curto prazo. Neste caso, o tratamento é para a condição aguda. Quando há necessidade de acompanhamento em longo prazo, temos dificuldade de aderência às prescrições”, afirma.

Foi por causa de um problema de saúde que Guilherme Renso, agora, vai ao cardiologista uma vez ao ano e faz check-up com freqüência. “Faço desde exames específicos até hemograma completo. Tive problemas cardíacos e preciso de acompanhamento regular”, diz.
Problemas cardíacos de um modo geral, prevenção de câncer de próstata, quadros infecciosos e contusões musculares são alguns exemplos que levam homens ao consultório. Para Jaime, a investigação preventiva é a melhor maneira de chegar aos quadros agudos destas doenças. “A partir dos 30 anos o ideal é passar por uma avaliação regular, ou seja, pelo menos uma vez ao ano”, afirma.

Quem concorda com a opinião do clínico geral é Renso, que acredita que o acompanhamento regular ajuda a diagnosticar doenças prematuramente. “A saúde vem sempre em primeiro lugar. Saber como anda a máquina do corpo aumenta as chances de cura”, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.