quinta-feira, 7 de março de 2013

Rotina de trabalho x boa nutrição: como comer bem e manter a saúde em dia?



Mesmo com agenda cheia, é possível fazer do horário de almoço um bom momento para cuidar da alimentação e consumir o que é saudável

Rotina desgastante, carga horária de trabalho que ultrapassa 10 horas por dia, longas reuniões, viagens de última hora e pouco tempo para se alimentar bem. Diante de tantos compromissos, é comum deixar a alimentação em último plano ou ainda, abusar de alimentos enlatados e ricos em gorduras. Para driblar a correria diária e trazer mais vitalidade ao dia, o consumo de grãos, como soja, aveia, farelo de trigo, feijão, semente e linhaça e gergelim, é cada vez mais recomendado por nutricionistas. E quem já provou, fez deste consumo um hábito diário.

Para a nutricionista Keila Cristina Baena, a linhaça, sem dúvida, traz benefícios importantes para o organismo. “A semente é considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças, pois contém ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional”, explica.

Vários estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Já se sabe que a semente pode ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também são estudados outras funções e benefícios como: prevenção de alguns tipos de câncer como cólon, próstata, controle da glicemia, doenças inflamatórias, etc.

Outro grão conhecido e benéfico, de acordo com Keila, é a aveia. Por conter uma substância chamada beta glucana contribui para diminuição do colesterol sanguíneo. Assim como a aveia outros grãos como: gérmen de trigo, farelo de trigo e gergelim, são alimentos fontes de fibras  o que auxiliam na mobilidade intestinal melhorando seu funcionamento. Não há limite pré-estabelecido para o consumo desses alimentos, sabe-se que seu consumo diário só lhe trará benefícios”, aconselha a nutricionista.

Embora muitos tenham conhecimento sobre os benefícios da alimentação saudável, principalmente com rotinas desgastantes, poucos, ainda, seguem uma dieta equilibrada.  Quem deseja começar, o primeiro passo é tentar criar hábitos saudáveis e ter força de vontade. “Por mais que a vida seja corrida, para desempenharmos nossas funções de maneira correta, a saúde tem de estar em primeiro plano e a alimentação faz parte disso”, afirma Keila.

A dica da nutricionista, por exemplo, é acordar mais cedo para poder fazer a principal refeição do dia: o café da manhã. “Pulando essa refeição, a pessoa já estará em déficit de troca de energia com seu organismo”, explica. “Tenha sempre em seu carro, bolsa ou no seu ambiente de trabalho pequenos lanches, podendo ser frutas (maça, pêra ou banana), frutas secas (uva passa ou damasco), barra de cereal ou até mesmo um pacotinho com bolachas integrais”, completa.

Para aqueles que deixam de almoçar porque os compromissos estão sempre na frente, o conselho é reservar pelo menos 30 minutos para esta refeição. “Saiba organizar a rotina. Mastigue bem os alimentos, desta forma você comerá menos. Evite ficar mais de três horas sem se alimentar. Tome um suco, chá ou café no meio de uma reunião”, explica Keila.

A turismóloga, Isis Fiorante Soria, de 30 anos, é exemplo de que a alimentação balanceada é sinônimo de vitalidade. Desde os 22 anos, quando engordou 10 quilos e descobriu que estava com colesterol alto, investiu no consumo de aveia, linhaça e feijão. “Há 8 anos meu cardápio é colorido. Ingiro frutas, legumes e grãos. Além de ter emagrecido, ajuda a manter o peso e a diminuir o colesterol.

Soja
Com muitas opções disponíveis para cuidar da saúde, já dá para escolher e acrescentar na dieta o que agrada mais, seja pelo valor nutricional ou pelo sabor. Entre estas opções está à soja, que se tornou mais popular nos últimos 15 anos devido aos estudos que associam suas propriedades nutricionais a benefícios à saúde. O feijão também é considerado um grão comumente presente no prato da maioria das famílias do país.

Para a coordenadora de nutrição da Unilever, Gisele Pavin, os benefícios dos grãos, em especial da soja, são atribuídos ao excelente perfil nutricional, especialmente no que diz respeito à proteína e aos ácidos graxos mono e poliinsaturados (gorduras boas). “Os estudos que relacionam a proteína da soja com a redução de LDL - colesterol e aumento da HDL - colesterol têm sido outro fator de estímulo à inclusão da soja na dieta. Adicionalmente, a soja fornece compostos bioativos, como é o caso da proteína de soja e das isoflavonas, que são conhecidos como funcionais”, explica.
Além disso, soja também possui quantidade significativa de minerais, como cálcio, ferro, cobre, fósforo e zinco, e vitaminas, principalmente as do complexo B.

Cardápio equilibrado: massas, bolos e doces, podem? 

Afinal, como equilibrar a alimentação e resistir a bolos, doces e carboidratos? Para a nutricionista Keila Cristina Baena, é considerada uma alimentação saudável o consumo diário de frutas, verdura, legumes e o consumo adequado das fontes de proteína como carnes, ovos, frango e peixe, leite e derivados, assim como das fontes de carboidratos (massa, pães e tubérculos) e o excesso de doces e gorduras. Se houver o equilibro no consumo desses alimentos, a alimentação saudável estará garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.