quinta-feira, 7 de março de 2013

Labirintite: saiba como identificar os sintomas da doença



Tontutra, vertigem e sensação de estar dentro de um barco podem indicar sinais da enfermidade

Tonturas, vertigens, vômitos, sudorese, alterações gastrintestinais, desequilíbrio, zumbidos e perda parcial ou total da audição podem ser apenas alguns dos sintomas que a labirintite pode apresentar. Com tantas causas, como saber se você possui labirintite ou não? Afinal, a maior parte dos sintomas da doença pode ser comum em outros tipos de enfermidades, como hipertensão arterial e doenças neurológicas.

A labirintite é o nome dado a qualquer enfermidade causada por uma infecção ou uma inflamação que afeta o labirinto - estrutura interna do ouvido responsável e essencial para a boa audição e o equilíbrio do corpo.

Quem tem labirintite sofre com fases mais leves e mais agudas da doença. “Na fase leve o paciente sente um andar aéreo, similar a sensação de estar andando em um barco”, diz a neurologista Valéria Bahia. Já na fase mais aguda, há indisposição e mal-estar fortes que impossibilitam o paciente de executar tarefas básicas. “A vertigem é intensa e há sensação de que as coisas estão rodando. Isso causa náusea, enjoou e zumbido no ouvido”, afirma.

Quanto se trata de labirintite a idade não influência nos sintomas, pois segundo Valéria, a doença pode aparecer em qualquer fase da vida. Quem sofre com o estresse ou tem uma má alimentação pode ter mais propensão a desenvolvê-la. “Descobri a labirintite porque comecei a ter muita dor de cabeça e suspeitei do meu histórico familiar. Procurei um médico e recebi o diagnóstico”, revela a estudante universitária de 21 anos Michelle Braga, que há um ano descobriu que tem a doença.

Embora a doença possa aparecer em qualquer pessoa independente da idade, quem possui níveis mais altos de colesterol, triglicérides e ácido úrico pode ter mais disposição a ter alterações nas artérias. Esta condição reduz a quantidade de sangue que circula nas áreas do cérebro e no labirinto, facilitando o surgimento de uma infecção ou inflamação na região da audição.

Para realizar o diagnóstico da doença é essencial procurar um médico, pois só através de uma avaliação clínica e o exame otoneurológico a labirintite pode ser diagnosticada. Exames como tomografia e ressonância magnética podem ser úteis para descartar outros tipos de doença, que podem causar sintomas parecidos com o da labirintite.

Tratamento

Após a avaliação médica apresentar a causa da doença e indicar o tratamento adequado ao paciente, os sintomas da labirintite podem diminuir consideravelmente. “A doença pode ser controlada com medicação que pode tanto diminuir quanto acabar com os sintomas. Além disso, é necessário praticar exercícios de postura indicados pelo médico”, afirma a neurologista Valéria Bahia. A estudante Michelle Braga é exemplo de que medicações unidas aos exercícios melhoram os sintomas. “Faço as atividades sozinha para que meu corpo se acostume com alguns movimentos que causam a labirintite, como levantar rápido, por exemplo. Com o tempo, o organismo permite fazer movimentos que antes não podiam ser feitos e os sintomas podem sumir”, diz.

Para quem possui labirintite, uma dieta saudável e balanceada é essencial nos cuidados com a doença, sendo indicado, principalmente, não esperar grandes intervalos entre uma refeição e outra, praticar atividades físicas, não ingerir bebida alcoólica em excesso e não fumar.

Está com labirintite? Evite: 

- Andar sozinho
- Não dirigir até os sintomas diminuírem
- Não faça mudanças rápidas de posição
- Faça repouso para aliviar os sintomas da doença
- Não ande de costas em meios de transporte
- Não leia livros, jornais ou revistas em automóveis em movimento

Evitar estes costumes pode ajudar na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.