quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia Mundial do Câncer tem lançamento de livro




Obra “Paciente com câncer: Um guia para quem acabou de receber o diagnóstico” relata como compreender a doença

No Brasil, estima-se o surgimento de 100 mil novos casos de câncer entre os anos de 2012 e 2013.  Sociedades de especialidades médicas alertam para a importância do diagnóstico da doença no estágio inicial como forma de garantir o sucesso do tratamento e até mesmo a cura da doença.


Com o objetivo de ajudar quem acabou de receber o diagnóstico da doença, o livro“Paciente com câncer: Um guia para quem acabou de receber o diagnóstico”, de autoria do diretor científico do Instituto Oncoguia, Dr. Rafael Kaliks, da presidente da ONG, a psico-oncologista Luciana Holtz e do médico oncologista Dr. Auro Del Giglio, foi lançado na semana do Dia Mundial do Câncer, dia 04 de fevereiro.  

O livro, publicado pela Editora Manole, tem 19 capítulos que abordam temas como a dificuldade em lidar com o diagnóstico de câncer, a falta de conhecimento sobre como começar a enfrentar a doença, o medo de indagar todos os fatos relativos à enfermidade – sentimentos comuns entre pacientes recém diagnosticados. 

A obra fornece informações básicas e necessárias para que o paciente possa entender um pouco mais sobre o câncer em geral e todas as suas formas de tratamento, incluindo as principais novidades. “Quisemos abordar princípios de tratamento – cirurgia, tratamento sistêmico, radioterapia, aspectos relacionados à nutrição, psicologia, cuidados familiares e o que pode e o que não pode ser feito ao longo do tratamento. Todo nosso esforço está focado em permitir que o paciente não se sinta sozinho e desamparado, e para que possa passar pelo tratamento com a melhor qualidade de vida possível”, afirma Rafael Kaliks.  

“Receber o diagnóstico de câncer não é fácil pra ninguém, mas acontece a todo o momento e com muitas pessoas”, afirma a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz. A psico-oncologista avalia que, por mais difícil que possa ser o tratamento, é válido lembrar que o objetivo máximo na oncologia é proporcionar a melhor chance de retomar uma vida normal, e mesmo quando a doença não pode ser curada, proporcionar uma sobrevida longa e com qualidade. “A verdade é que na maioria das vezes, a ciência e os cuidados com base em uma abordagem multiprofissional nos permitem atingir estes objetivos nos dias de hoje”, completa. 
A obra está disponível para venda por meio do portal http://www.editoramanole.com.br e para versões e-book para tablet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.