quarta-feira, 20 de março de 2013

Correr: um esporte que exige força de vontade e preparação



Apesar de parecer uma prática física fácil, tênis e roupas adequadas, tempo para treinar e boa alimentação são essenciais para unir saúde e condicionamento

O número de pessoas que praticam corrida no Brasil cresceu nos últimos anos, assim como as provas de ruas organizadas, o que fez o esporte ganhar mais adeptos no país. Na maioria dos casos, os praticantes começam a correr para perder peso, manter a boa forma física e melhorar a qualidade de vida. Além disso, os benefícios se estendem para a saúde cardiovascular, o sistema ósseo e na melhoria da circulação sanguínea, que ajuda no combate a celulite

Mas para começar a correr não basta força de vontade e empolgação, alguns cuidados devem ser tomados antes de praticar a atividade. O primeiro passo para quem deseja correr é fazer uma avaliação médica, com exames clínicos, análise do histórico familiar e dos objetivos com o esporte. Além disso, é essencial que o novo corredor tenha auxílio de um professor de educação física para montar um treinamento específico.

Após a avaliação médica, é hora de escolher roupas e tênis adequados, que também podem ser recomendados por profissionais. “No momento da avaliação, o profissional de educação física também pode detectar o tipo de pé e pisada do aluno e orientá-lo quanto ao melhor modelo e marca”, conta o professor de educação física Eduardo Cruz.

Já para as roupas, é recomendado o uso de trajes leves que permitam a troca de calor com o ambiente. “Se a prática da atividade acontecer durante o período noturno em rua com movimento de veículos, a roupa deve ter material refletivo para que o atleta fique mais visível aos motoristas. Quem é iniciante também deve buscar locais planos para a prática esportiva e evitar os horários que a intensidade do sol é maior”, sugere Cruz.

Com avaliação física, tênis e roupas adequadas, a corrida já pode ser praticada. E para quem está começando a correr, a dica de Cruz é iniciar os treinos de duas a três vezes por semana, priorizando os alongamentos e o aquecimento antes de começar. “O alongamento é essencial antes e depois da corrida. Após alongar todo o corpo deve-se fazer de três a cinco minutos de aquecimento, com uma caminhada progressiva até chegar a um trote ou a corrida”, afirma.

Segundo Cruz, os períodos de trote ou corrida devem ter no máximo de 15 a 20 minutos, com o praticante alternando entre um minuto de corrida e um minuto de descanso ativo (caminhada). “Após quatro semanas de treino, o aluno pode passar a fazer corridas com o ritmo mais forte e longo”, sugere.

Apesar do início difícil, principalmente para quem é sedentário ou está com sobrepeso, com força de vontade é possível praticar a corrida. É o caso da psicóloga Tânia Cislinschi, que passou cinco anos fazendo apenas caminhada. “Todo começo é sempre difícil, você acha que não vai conseguir se superar. Corria 60 metros e já sentia o coração disparar, desanimava, mas nunca desisti, até porque via pessoas com disposição e persisti”, conta Tânia, que hoje corre até quatro vezes por semana e já completou uma prova de 12,5 km.

Corrida x Alimentação

Quem vai correr também deve cuidar da nutrição. Antes da atividade física é aconselhado à ingestão de alimentos com carboidrato, que fornecem a energia que será gasta durante o exercício físico. Pão branco, arroz, macarrão, milho, batata, mandioca e mel são alguns dos alimentos ricos em carboidrato. A hidratação também é necessária e nada é melhor que a água, que deve ser tomada durante o treino.

Para quem insere a prática da corrida no dia a dia, os ganhos não ficam apenas na perca de peso, na boa forma física e um corpo mais bonito. A saúde e o bem-estar também são beneficiados pela atividade física. “Até o humor e o sono mudam para melhor”, afirma Tânia. 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.