quinta-feira, 7 de março de 2013

Até 2015, casos de obesidade aumentarão 75% no mundo



Cerca de 700 milhões de pessoas estarão acima do peso

Pesquisa realizada pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e pelo Imperial College London, na Inglaterra, com o apoio da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da Fundação Bill e Melina Gates, aponta que de 1980 a 2010 o número mundial de obesos dobrou. Cerca de 205 milhões de homens (9,8%) e 297 milhões de mulheres (13,8%) com mais de 20 anos são obesos. A tendência é que, até 2015, chegue a 700 milhões de pessoas, representando aumento de 75%.

A obesidade é considerada uma doença epidêmica, ou seja, acima da frequencia esperada, causada por quantidade excessiva de gordura no organismo. Segundo o endocrinologista, João Roberto Sá, a doença pode ser descoberta pelo valor do IMC (Índice de Massa Corporal). “Como o próprio nome diz, IMC é o calculo de massa no corpo. Uma pessoa já é considerada obesa quando o valor está entre 30 a 34,9kg/m². Há três tipos de obesidade: a moderada, a grave e a muito grave. Nesta quantidade, o indivíduo está no estado moderado”, explica.

A doença aumenta a ocorrência de problemas cardiovasculares, diabete melito (que compromete os órgãos), e restrições nas articulações devido à sobrecarga que as mesmas sofrem. Além disso, os obesos têm aumento de 30% nas chances de desenvolver câncer no útero, mama, próstata e no intestino grosso. “O problema também pode comprometer o tempo de vida, uma vez que o obeso pode vir a sofrer problemas de saúde graves”, comenta Sá.

O número elevado dos casos de obesidade mundial tem explicação. “As origens da doença são multifatoriais. Isto é, tem diversas vertentes. “Pode ser resultado da interação de fatores genéticos, ambientais, hábitos de vida e questões emocionais”, afirma Sá. A troca do consumo de frutas, legumes e verduras por dietas ricas em calorias advindas de açucares e gorduras também são agravantes.

Além dos problemas com a alimentação, a rotina fora de casa e a falta de exercícios são outras razões para a obesidade. Por outro lado, o estresse também engorda, pois aumenta a ansiedade e produz cortisol, hormônio que acumula gordura na região abdominal! 

A doença também gera problemas psicológicos e sociais. Além do paciente apresentar mais chances de ter depressão, por conta da autoestima baixa e preconceitos da sociedade, a obesidade pode ser considerada sinônimo de preguiça e falta de disposição, segundo o endocrinologista.

Por ser comprovado que a doença pode existir por muitos fatores, o tratamento deve ter abordagem multiprofissional. “Os aspectos comportamentais devem ser abordados conjuntamente com a orientação dietética, realização de exercícios físicos, uso de medicamentos apropriados e prevenção de doenças concomitantes”, diz Sá.

Como calcular o IMC?

Para calcular o IMC é necessário dividir o peso pela altura ao quadrado.
Exemplo: 60kg dividido por 1,80 m2 = 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.