sábado, 9 de março de 2013

Sexo na melhor idade: vida saudável garante libido



Para levar uma vida sexual boa e ativa não há limite de idade!

A ideia de que as pessoas vão perdendo o interesse sexual conforme ficam mais velhas é puro mito. O fato é que a freqüência sexual pode diminuir, porém, o desejo pelo sexo continua aceso, principalmente quando se tem uma vida saudável. A população está envelhecendo, porém a qualidade de vida para homens e mulheres com mais 60 anos vem ganhando cada vez mais espaço.

A boa notícia vem do clínico geral especializado em tratamento masculino Érico Delgado de Rolvare. “Libido e fertilidade independem da idade. Fatores como taxas hormonais, estresse e problemas de relacionamento entre os casais é que estão entre os principais inimigos do desejo sexual”, afirma. “O avanço da idade, claro, exige alguns cuidados. No entanto, fazendo um acompanhamento médico constante o homem tem mais chances de estar em dia com a saúde e detectar mais rápido o surgimento de qualquer problema”, completa Rolvare.

Devido à queda natural da taxa de testosterona, a libido do homem começa a diminuir entre os 50 e 55 anos, no entanto, observa-se que quedas hormonais mais precoces também podem ocorrer devido a fatores como estresse, má alimentação, insônia, falta de atividade física, tabagismo, alcoolismo e o uso abusivo de medicamentos. Já no caso da mulher, o interesse sexual pode diminuir antes, pois há alterações hormonais e a menopausa.

Para Rolvare, um casal só manterá uma vida sexual ativa durante a terceira idade se ambos estiverem dispostos para discutir o assunto e falar seus desejos. “Não adianta apenas uma das partes desejar ter uma vida sexual ativa e a outra fazer por obrigação. A decisão deve ser dos dois para que haja satisfação mútua”, afirma.

Sexo x Saúde
Um dos problemas mais temidos entre os homens é a disfunção erétil e com o passar da idade esta preocupação torna-se ainda maior. De acordo com Rovalre, as causas mais comuns da disfunção erétil são de ordem psicológica ou de problemas de circulação. “Quem sofre de diabetes ou hipertensão pode ter problemas de circulação, o que consequentemente pode atrapalhar a qualidade das relações sexuais”, explica.

Embora já existam medicamentos para tratar problemas de ereção, a qualidade sexual só estará garantida, segundo Rovalre, se a saúde e a alimentação também estiverem em dia. “Homens e mulheres devem procurar um médico anualmente para detectar patologias ou acompanhar problemas de saúde”, afirma.

No caso das mulheres, a secura vaginal ou falta de lubrificação também preocupa, porém, é possível utilizar lubrificantes vaginais que imitam a lubrificação íntima para deixar a relação mais prazerosa. 

Para o clínico geral, um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, estresse controlado, sono revigorante, atividade física e acompanhamento médico regular é o caminho para a satisfação na vida sexual, sem limite de idade. “A grande dica para um casal é que a relação sexual faça parte do relacionamento em qualquer idade. Porém, deve-se cultivar a comunicação, a cumplicidade e o conhecimento mútuo dos parceiros para que a chama permaneça acesa durante o envelhecimento”, sugere Rovalre. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.