sábado, 9 de março de 2013

Quer adestrar seu cachorro ou gato? Confira algumas dicas para melhorar o comportamento do seu animal



Com carinho, recompensas e atenção, cães e gatos podem ser treinados a partir dos dois meses de vida

Dos mais calmos aos mais agitados, bons modos e educação para o seu animal são sempre bem-vindos, principalmente se o cão ou gato convive em um condomínio, acompanha seu dono em parques, divida espaço com outros animais ou passeie pelas ruas. Por isso, não estresse, adestre! Educar seu cão pode não ser tão difícil quanto parece, basta um pouco de dedicação e alguns treinos feitos em casa.

Um simples adestramento pode ensinar seu animal a fazer suas necessidades em lugares determinados, a não subir no sofá e destruir os móveis da casa, a sentar e deitar, aprender a dar a pata, etc. Para isso, basta seguir algumas dicas.  

A primeira é aproveitar a juventude do seu cão, pois é mais fácil dele assimilar os aprendizados e as coordenadas do dono. Com dois meses de vida já é possível fazer alguns treinos no mínimo duas vezes por semana.  A postura do treinador também é importante. “Use um tom de voz firme, mas não grite e nem repita o que você fala para o seu animal. Tratar o animal com carinho, dar atenção a ele e sair para passear são cuidados importantes para quem tem um bicho de estimação”, explica o adestrador Wilson Rosa.

Quando o animal ainda é filhote o dono já pode mostrar onde o cão ou gato deve fazer suas necessidades. Para isso, é necessário observar os horários que o animal costuma urinar ou evacuar. “Nessas horas, leve-o até onde está o jornal, fique ao lado dele, mostre o lugar e o elogie assim que ele fizer certo. Durante esse treinamento, é importante no momento de trocar o jornal, deixar um pedaço do antigo para que o cachorrinho associe o cheiro à ação”, afirma Rosa.

Agora se o objetivo do dono é evitar que o cachorro destrua os objetos da casa, ofereça a ele coisas que ocupem seu tempo e sirvam como atividade física e mental. Os brinquedos que fazem o animal buscar um petisco escondido podem ser uma boa alternativa. “Os brinquedos estimulam o animal a procurar o alimento, é um jogo lúdico. Isso trabalha com os extintos do cachorro, ajudando até a melhorar o comportamento de animais com sinais de agressividade ou que estão doente”, diz o veterinário Dalton Ishikawa, que trabalha com produtos desenvolvidos para estimular bichos de estimação.

Já se o objetivo é ensinar truques, como dar a pata, rolar, mandar buscar objetos e fingir de morto, vá com calma nos treinamentos e saiba respeitar o tempo que seu bichinho demora para aprender. “Use sempre petiscos e nunca deixe de fazer elogios quando ele acertar. Isso serve para qualquer cachorro, independente do seu tamanho. Todos os adestramentos podem ser iguais, não existe diferença de como ensinar um cachorro maior ou menor”, afirma o adestrador Wilson Rosa.

Gatos x Adestramento

Se você tem um gato e acha que é impossível adestrá-lo, está enganado. O que muda entre cães e gatos é o método de ensino, os cachorros possuem uma forma de treinamento e os gatos outra. “São características diferentes. O gato é um felino, com extintos distintos do cachorro. O gato não está acostumado a viver em matilhas e tem uma atividade física menor”, afirma Dalton Ishikawa.

Por isso, quando quiser acabar com algumas atitudes que não gosta em seu gato, tome cuidado com as punições. Os felinos não estão preparados para lidar com castigos vindos do seu dono, assim o animal pode passar a ser agressivo ou evitar o convívio com a família. Busque adaptar o ambiente da sua casa para que seu gato não faça mais o que não deseja e sempre faça um agrado quando ele deixar de fazer algo errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.