sábado, 9 de março de 2013

Ceia de natal e ano novo: como comer bem e não engordar?



Não exagerar durante as festas significa ter equilíbrio e saber escolher o que consumir

Depois de um ano de trabalho, compromissos profissionais e bons resultados é hora de respirar aliviada, relaxar e comemorar as festas de fim de ano e o período de confraternização, certo? Em partes! As celebrações são sempre bem-vindas, porém, com a grande variedade de comidas e bebidas na mesa do natal e do ano novo, se houver exageros fica fácil ganhar alguns quilos.

As festas de final de ano são caracterizadas pela fartura de preparações em quantidade e variedade. Por isso, é importante selecionar dentre todos os pratos aqueles que realmente valem a pena experimentar. “A ideia de provar tudo o que tem na mesa ou comer além do necessário é muito errada e prejudica a manutenção do peso neste período”, afirma a nutricionista Marilia Meira Zagato.

Com opções de pratos como pernil, lentilha, bacalhau, peru, lombo, tender, castanhas, frutas secas e as sobremesas, como aproveitar a ceia sem se preocupar com o peso? Para Marília, o recomendado durante o período de festas é estipular porções para cada tipo de alimento. “O ideal e suficiente é montar um único prato que contenha verduras e legumes, uma porção de arroz, massa ou batata, uma de legumes (como a lentilha) e uma porção de carne magra”, sugere.

Para não extrapolar na hora da refeição a dica de Marília é alimentar-se normalmente durante o dia. “A fome será moderada, será mais fácil controlar as porções e fazer escolhas mais saudáveis se a alimentação durante o dia for equilibrada, incluindo lanches nos intervalos das refeições”, explica.

Comer e beber faz mal?
Sim! Beber durante as refeições dificulta a digestão dos alimentos, pois o líquido digestivo fica diluído. Por isso, champanhes, vinhos, refrigerantes e sucos, que também fazem parte da ceia de natal, têm suas restrições, segundo Marilia. “Durante as refeições o ideal é não associar o consumo de alimentos com líquidos. Após o jantar, prefira sucos de fruta natural. Caso opte pelas bebidas alcoólicas é importante consumir moderadamente e intercalar com água para manter o corpo hidratado”, afirma.

Por serem bebidas alcoólicas, os champanhes e os vinhos, devem ser consumidos com moderação, pois são bebidas calóricas. Cada grama de álcool concentra 7 kcal. “Quanto maior o teor alcoólico da bebida, maior a quantidade de calorias. Recomenda-se que homens não ultrapassem 2 doses e mulheres 1”, afirma Marília.

Ano novo, peso novo!
As festas acabaram, mas as lembranças de toda a variedade e fartura da mesa de natal e ano novo insistem em ficar no seu corpo? Se não deu para equilibrar a alimentação, o jeito é fazer dieta no mês de janeiro.

Para Marília, a medida é evitar qualquer dieta radical. Elas são extremamente restritivas e nada efetivas, pois se perde peso rápido, mas recupera-se logo em seguida. “O ideal é investir em refeições leves, dando preferência a carnes magras (2 porções/dia), grãos integrais como arroz, pães, torradas, aveia e aumentar o consumo de frutas (3 porções/dia), verduras e legumes (5 porções/dia)”, sugere. Evitar doces e sobremesas são fundamentais para recuperar o peso desejado.

O fracionamento das refeições também é um grande aliado. “Consumir aproximadamente dois litros de água por dia, evitar bebidas alcoólicas e aliar atividades físicas ajudarão no processo de perda de peso”, afirma a nutricionista.

Escolha sua porção e bom apetite
Não sabe para qual alimento dar preferência? Veja as dicas e boas festas.
Castanhas e Nozes: são alimentos bons para a saúde, pois possuem minerais e gorduras boas para o corpo, mas também são muito calóricas. Seu consumo deve ser moderado, evitando utilizá-las como petiscos antes do jantar

Peru e Chester: são boas opções de carnes brancas e menos gordurosas, desde que a forma de preparo seja a mais saudável, grelhado ou assado

Tender e Pernil: são carnes que possuem maior teor de gordura e colesterol, independente do tipo de preparação, por isso, devem ser evitados

Bacalhau: tem teor de gordura menor, entretanto, possui grande quantidade de sal. Durante o preparo é importante retirar a maior quantidade de sal possível

Panetones, Chocotones e Rabanadas: são alimentos calóricos e devem ser consumidos com grande moderação, pois são ricos e açucares

Lentilha: é um tipo de leguminosa e uma ótima opção para complementar o cardápio do natal. Ela possui alto teor de fibras, que ajudam a dar maior saciedade, diminuindo a sensação de fome

Frutas frescas: invista nesta opção, invés das frutas secas, que contém grande quantidade de açúcar concentrado.
Se depois de toda a variedade a mesa continuar cheia, a dica é congelar os pratos que sobraram ou distribuir entre os familiares. Esta medida evitará que o cardápio das festas se estenda por vários dias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.