sábado, 9 de março de 2013

MMA entra para a programação de lutas das academias



Treino de 1h30 pode queimar até 2 mil calorias

Com golpes de chutes, cotoveladas e socos muito parecidos com o estilo praticado pelos campeões de luta que ganharam fama no ringue em 2011, algumas academias já oferecem uma nova modalidade para queimar calorias, o MMA. Em inglês, o MMA significa artes marciais mistas, antes conhecido como vale-tudo.

Após a fama conquistada na TV durante as competições profissionais, o interesse começou a surgir e já tem quem seja especialista no assunto. É o caso do professor de MMA e Jiu-Jitsu da academia Rio Sport de Minas Gerais, Marcelo Azevedo, que está no comando de uma turma de 30 alunos.

O profissional é responsável pelas aulas com duração de 1h30 que se dividem em um mix de atividades intercalando treinos de Boxe, Muay Thai, Westling e Jiu-Jitsu, além do período de aquecimento e alongamento. “Durante a aula colocamos em prática todos os movimentos das lutas e treinamos o MMA. Um aluno, na maioria do tempo, pratica com um parceiro, mas em algumas etapas podem haver treinos individuais”, explica.

Para quem deseja perder calorias o MMA é uma ótima opção. De acordo com Azevedo, dependendo da intensidade do treinamento a perda calórica fica entre 1,2 mil a 2 mil calorias. “Todos os músculos são trabalhados durante o treino devido às misturas das artes marciais”, afirma.

Além da perda calórica, o MMA oferece benefícios para o bem-estar do praticante, aumento da autoestima e o desenvolvimento da confiança. “O aluno fica mais sereno, seguro e ganha controle emocional. Isso ajuda a enfrentar o dia-a-dia com mais humor e satisfação”, explica o especialista Marcelo Azevedo. Sem contra-indicações, o MMA pode ser praticado a partir de 5 anos de idade. “Temos desde crianças, que aprendem o esporte de forma lúdica e divertida, a atletas com 52 anos”, completa.

Novidade ou esporte?
Quem pensa que o MMA chegou apenas pela fama das competições da TV e pela repercussão gerada pela mídia está enganado. O esporte teve início em 1950 com a família Gracie, que desafiava outros lutadores para mostrar a eficiência do Jiu-Jitsu. “Atualmente, o MMA veio para ficar, pois as pessoas passaram a enxergá-lo como um esporte e uma forma de condicionamento físico também”, conclui Marcelo Azevedo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.