quinta-feira, 7 de março de 2013

Dor de cabeça e enxaqueca: você sabe a diferença?


Já são mais de 316 causas que podem desencadear a dor de cabeça.  Diagnóstico é essencial para descobrir a causa e iniciar tratamento adequado

Tensão muscular, estresse, má alimentação, hereditariedade e tantos outros sintomas são só alguns exemplos que causam dores de cabeça, tiram a concentração e o bom humor de qualquer pessoa. A enxaqueca, por exemplo, é um tipo de dor. No entanto, poucos sabem a diferença entre dor de cabeça, cefaléia e enxaqueca, o que gera automedicação sem necessidade.

De acordo com o coordenador científico de neurologia da Associação Paulista de Medicina, Doutor Rubens José Gagliardi, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça, enquanto a cefaléia é qualquer dor de cabeça presente em 15% das queixas. “A enxaqueca é uma dor específica de origem vascular onde há alterações dos vasos cerebrais e uma série de sintomas que acompanham esta dor. Náuseas, vômitos e tonturas, por exemplo”, explica.
Com predomínio em mulheres, a dor de cabeça muitas vezes pode ser encarada para algumas pacientes como passageira, no entanto, o diagnóstico pode apontar desde uma dor muscular, até dores graves, tumores e hemorragias cerebrais. “É importante caracterizar o tipo de dor para uma conduta adequada”, afirma Gagliardi.

O que causa Enxaqueca?
Caracterizada por um tipo especial de dor, geralmente em determinada região da cabeça, a enxaqueca é um desconforto intenso que, às vezes, vem acompanhada de outros sintomas. “A Enxaqueca é hereditária, mas pode ser desencadeada por alimentação incorreta, pressão arterial elevada, infecções no cérebro, contração ou tensão muscular, vício de postura, estresse, nervoso e causas emocionais. Primeiro é necessário descobrir o agente para tratá-lo”, explica Gagliardi.
No exame clínico, segundo Gagliardi, já é possível ter acesso aos primeiros esclarecimentos sobre as causas da Enxaqueca. Porém, com as análises complementares, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, as chances de saber do que se trata é de 96%. “A enxaqueca é incapacitante. Quem tem crise não consegue trabalhar ou executar outras atividades. Tratamento adequado para diminuir os sintomas melhora a qualidade de vida do paciente”, afirma.

Tipos de dor de cabeça
Muitos são os sintomas e só quem tem dor de cabeça constante sabe o desconforto que a doença causa. Para ajudar àqueles que em algum momento já sentiram dores, a Consultora de Medicina e do Saúde Vida Online Maria Regina S. Valente, comenta algumas razões que podem causar dores de cabeça:

Provocada por tensão:
Esta é de curta duração, mas volta a atacar de tempo em tempo, quando não se combate a causa. Ela é em geral o resultado da fadiga e das tensões diárias. Ocasionalmente, esta dor de cabeça muito freqüente indica a presença de males crônicos, como anemia, pressão alta ou uma doença nos rins. A aspirina ajuda a aliviar a dor, mas não se deve tomar mais do que dois comprimidos de cada vez. Se necessário, repete-se a dose quatro horas mais tarde.
Algumas medidas preventivas podem ser efetuadas, como tentar relaxar e evitar situações de tensão.

Causas emocionais
A dor que começa durante o dia e aumenta de intensidade no final da tarde é, em geral, o resultado de uma tensão intensa e prolongada, muitas vezes acompanhada de depressão e de outros distúrbios psicológicos. Os analgésicos aliviam a dor temporariamente, mas, se ocorrer todos os dias, é importante ir ao médico. Caso ocorram outros sintomas, como perda de peso ou dificuldades para dormir, podem ser indícios de uma depressão mais séria.

Fadiga ocular
Muitas dores de cabeça começam atrás ou em volta do globo ocular depois que uma pessoa lê ou escreve durante um tempo prolongado. Elas são quase sempre provocadas pela tensão nos músculos do pescoço, deve-se consultar um oftalmologista.

Dores no pescoço
Muitas vezes ela provém de uma dor que tem início no pescoço, estende-se para os músculos do couro cabeludo, passando a afetar a parte posterior da cabeça, as têmporas e o fundo dos olhos.  Esse tipo de dor de cabeça é muito comum depois dos 50 anos de idade, quando muitas pessoas passam a sofrer de dores reumáticas, de fibrosite ou ligeira artrite no pescoço.
É recomendado consultar um médico, que receitará analgésicos antiinflamatórios e recomendará outros tipos de tratamento, como massagens, relaxantes musculares ou o uso de um colete ortopédico.

Problemas cerebrais graves
As dores de cabeça raramente têm como causa um problema grave no cérebro, como um tumor ou um abscesso. Mesmo quando existe um tumor cerebral, a dor de cabeça é um sintoma que ocorre apenas nos estágios avançados da doença e, em geral, é mascarada por sintomas mais acentuados, como fraqueza e formigamento nos braços e nas pernas, distúrbios da fala, vômitos e rigidez dos músculos do pescoço. Contudo, é extremamente improvável que a dor de cabeça ocorra como o único sintoma deste tipo de problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.