quinta-feira, 7 de março de 2013

Descubra a importância das reuniões em família!



Respeito, amor, consideração e o valor do diálogo são alguns dos elementos aprendidos a partir da relação entre pais e filhos

As reuniões em família são essenciais para a construção e ensinamento de valores a serem passados para os filhos. Não importa a circunstância, seja um aniversário, alguns encontros casuais ou os momentos de fins de semana. São nestas horas que as situações vividas poderão servir como exemplo no cotidiano fora do lar, como no trabalho e nos relacionamentos pessoais.

Segundo a especialista em comportamento humano, Roselake Leiros, o mais importante é fazer com que a família pegue gosto por querer estar junto. “Os pais tem de entender que uma família que se reúne traz um referencial positivo para a criança. Portanto, o essencial não é o que vai fazer, mas a vontade por estar presente. Isso faz com que os integrantes saibam conversar, reunir e criar gosto pelas pessoas”, afirma.

É na vivência familiar que se aprende valores como o respeito, amor, saber ouvir, dialogar, entender as diferenças e singularidades e ensinar a respeitar a hierarquia dentro de casa ou no trabalho. Para isso, os pais devem entender que é necessário repassar os ensinamentos com naturalidade e não como um decreto. “Às vezes o adulto acha que os limites e valores são transmitidos falando, mas, na realidade, é se vivendo”, diz Roselake.

A família da professora Cecília Aiello, que é casada ha 28 anos e têm duas filhas adolescentes, é exemplo de quem cultiva e tem prazer por estar junto. “Desde que eu e o meu marido namorávamos, criamos o hábito de ter um momento só para nós e isso foi repassado para as nossas filhas. Acreditamos que o mais importante é garantir que haja pequenos momentos para parar o que estamos fazendo e prestar atenção no outro”, aponta.

Existem famílias radicais, conservadoras, intelectualizadas, que gostam de brincar e as que topam tudo. Mas, na hora de escolher o que vai fazer no dia, é necessário ter cautela, saber ouvir e, acima de tudo, os pais têm de incentivar passeios que tenham a cara da família e que os filhos terão prazer. “É preciso discutir com todos os integrantes quais são as opções de lazer. Tem de ser algo compatível com o perfil da família. Nesse caso, cabe aos pais ter bom senso e mediar às decisões”, comenta Roselake.

A família de Cecília é a do tipo intelectual e que gosta de diversão, por isso, optam por ir a exposições, ao cinema, ao teatro, a museus, assistir um bom DVD em casa ou frequentar restaurantes. Os integrantes já têm o segredo na hora de decidir a programação. “Nós estamos sempre em contato com jornais e revistas para saber o que tem de diferente. Em tudo o que fazemos juntos, desligamos das preocupações do dia a dia. O convívio em família deve ser prazeroso. São destes passeios que temos recordações e é isso que nos mantém unidos”, explica.

Segundo Roselake, a falta de dinheiro ou tempo não devem ser impedimentos para ter momentos agradáveis e que reúna toda a família. A essência está no “querer interagir e participar. Os pais têm de perceber o que irão chamar atenção dos filhos e o que eles realmente gostam para que seja criado o hábito da reunião. Não é a quantidade de tempo, mas a vontade de se encontrar”, completa.

Como administrar encontros com pais separados - A separação não pode ser sinônimo de famílias que não são unidas. Mesmo com a distância, os pais devem respeitar a importância do estar junto e priorizar a educação dos filhos. "A lei é o respeito. Tanto o pai quanto a mãe tem o seu lugar e relevância. Nesse caso, os pais precisam separar comportamento de identidade", afirma a especialista Roselake Leiros.

Uma peça fora do quebra-cabeça - Algumas famílias ainda vivem os efeitos da revolução da mulher. A mulher teve um papel crucial para que algumas famílias se dissolvessem e não criassem o hábito de estarem reunidas. Isso fez com que os filhos estabelecessem os valores aprendidos fora do lar e, na maioria das vezes, criando obstáculos nos relacionamentos pessoais e no trabalho.

Segundo Roselake Leiros, as famílias vivem um processo natural do desenvolvimento. "A mulher foi conquistando espaço na sociedade e isso é muito louvável. Por outro lado, os homens só trabalhavam e não eram tão presentes. Por isso, ficou uma falha na hora de construir uma família reunida", explica.

Apesar desse quadro, é importante ressaltar que as famílias já estão mais adaptadas a situação. Isto é, já é possível entender e administrar o tempo entre pais e filhos. "Não é preciso ter desespero. Hoje já existem muitas famílias em que os pais ficam o tempo todo fora, que trabalham muito, mas tem a família reunida e os valores passados. Pode se entender como processos comuns no relacionamento. Por outro lado, é importante os pais saberem que essa situação existe e que o papel deles é ensinar os valores pela convivência entre eles e os seus respectivos filhos", completa.

Guia para um bom passeio em família

1- Reúna todos os integrantes e veja o que eles mais gostam de fazer.
2- Analise o perfil da família e surgira passeios também.
3- Veja quais passeios são comuns entre os integrantes da família.
4- Programe os passeios com dias certos para não haver desencontros.
5- Procure fazer pelo menos um encontro por semana

Passeios para diferentes perfis de família 

Radicais – Prática de esporte ligado a natureza, como rafting, bóia-cross, trekking, viagens exóticas e acampamentos.
Conservadoras – Assistir um DVD, fazer uma leitura em família, frequentar restaurantes, ir ao parque, andar de bicicleta.

Intelectualizadas – Ir ao teatro, ao cinema, conhecer museus, visitar exposições. 

Brincalhona – Jogar games onde todos possam participar, assistir uma comédia, ir ao parque, praticar esportes, reunir os amigos em casa, organizarem festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja membro deste blog, indique este blog.